To play, press and hold the enter key. To stop, release the enter key.

Conheça as instituições que compoem a rede

CAPES.jpeg

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma fundação do Ministério da Educação (MEC) que desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

CEFETMG.jpeg

O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) é a maior instituição de ensino tecnológico de seu Estado e leva às cidades seu ensino qualificado, suprindo a necessidade de mão obra capacitada. Oferece ao seu aluno uma formação acadêmica completa, desde o técnico de nível médio até o doutoramento.

FIOCRUZ.jpg

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é vinculada ao Ministério da Saúde e é a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Sua atuação é pautada em promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania.

MACKENZIE.jpg

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino superior privada, com campos de graduação e pós-graduação em São Paulo, Campinas e Barueri. Além disso, ela lidera ranking entre as instituições não públicas do Estado de São Paulo.

PUCRS.jpg

A Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) está entre as mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil e é considerada uma das melhores instituições não públicas do país, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão.

UDESC.jpg

A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é uma universidade pública com excelência no ensino superior e destaca-se como uma das melhores universidades estaduais do país, atuando nas áreas de ensino, pesquisa e extensão com uma estrutura multicampi.  

UEM.jpg

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), é uma universidade pública com sede na cidade de Maringá e está presente em diversas cidades da região por meio de seus campi e base avançada.  O esforço e a qualificação de seu corpo docente têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais.

UFAM.jpg

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) é uma das mais importantes do Brasil, sendo amplamente considerada como a primeira instituição de ensino superior do país. Possui, em sua rede de ensino cursos de graduação, de strictu sensu e no latu sensu, além de grupos de pesquisa.

UFPE.jpg

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) é uma das melhores universidades do País, em ensino (graduação e pós-graduação) e pesquisa científica, sendo a melhor do Norte-Nordeste, segundo avaliações dos Ministérios da Educação (MEC) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

UFRGS.jpg

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) é uma instituição centenária, reconhecida nacional e internacionalmente. Ministra cursos em todas as áreas do conhecimento e em todos os níveis, desde o Ensino Fundamental até a Pós-Graduação.

UFRRJ_edited.jpg

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), historicamente conhecida como Universidade Rural do Brasil, por ter estabelecido as bases do ensino agropecuário no país. É uma das melhores universidades do país e do estado do Rio de Janeiro.

UNESP.JPG

A Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) é uma das maiores e mais importantes universidades brasileiras, com destacada atuação no ensino, na pesquisa e na extensão de serviços à comunidade.

UPE.jpeg

A Universidade de Pernambuco (UPE) é uma universidade pública estadual multicampi. Possui diversos cursos entre os melhores do Brasil, além de ser considerada a melhor universidade estadual do Norte-Nordeste em termos de pesquisa e internacionalização, segundo rankings.

USP.jpg

A Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo Estado de São Paulo. O talento e dedicação dos seus docentes, alunos e funcionários têm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais.

Papel da Instituição de Ensino na Comunidade RICA|PG 

No âmbito da Rede RICA|PG, o papel da IES é fundamental para manter o engajamento dos seus participantes na Rede. A representação da IES dar-se-á pelas discussões envolvendo seus(suas) Conselheiros(as) nas ações da Rede RICA|PG e as atividades delegadas pela Rede aos representantes da IES. 

Nesse contexto, as principais responsabilidades da Instituição de Ensino Superior no âmbito da Comunidade RICA|PG são: 

  • Compartilhar arquivos que possam refletir instâncias de dados produzidos nos PPGs (i.e., cadastro de docentes/discentes, orientações concluídas, projetos da PPG entre outros documentos).  

  • Esses exemplares serão usados para fins de estudo e validação dos vocabulários/ontologias (os arquivos podem ser desidentificados2); 

  • Servir de canal de interação com os PPGs, colaboradores e com a área de TI; 

  • Compartilhar extrato de bases (i.e. subconjunto de registros contidos nas bases operacionais) de dados existentes na IES para fins de estudo e/ou avaliação no processo de discussão semântica, conforme padrão enviado pela Rede RICA|PG; 

  • Na geração desses extratos, obter apoio na validação do conteúdo dessas bases pela equipe do PPG envolvidos na cooperação com a Rede RICA|PG. 

  • Disponibilizar um(a) profissional de seu quadro como representante na Rede, que possua conhecimento da realidade dos PPGs da IES e que possa contribuir com a divulgação dos resultados e atividades da Rede; 

  • Disponibilizar um(a) profissional de seu quadro como representante para avaliar e especificar vocabulários entre outros produtos da Rede em nome da IES (TI ou área afim); 

  • Preferencialmente um profissional que lide com o banco de dados dos PPGs. 

  • Divulgar o trabalho da Rede junto aos Coordenadores de Pós-Graduação da IES; 

  • Acompanhar as atividades da Rede juntamente com seus representantes; 

  • Acompanhar e dar apoio institucional ao processo de validação dos vocabulários e outros produtos gerados pela Rede. 

Principais benefícios da Rede ao participante da Instituição de Ensino Superior no âmbito da Comunidade RICA|PG é poder antecipadamente: 

  • Verificar os dados para as rotinas da quadrienal da CAPES e o setup das informações na Sucupira ou em outras fontes de informação administradas pela CAPES; 

  • Receber o kit de ferramentas de interoperabilidade utilizado pela Rede; 

  • Revisar e preparar as estruturas de informação na IES com a validação apoiada pela Rede; 

  • Usar das estruturas definidas pela Rede RICA|PG com dados dos PPGs na IES; 

  • Apoiar o estabelecimento dos Padrões de Vocabulários da Pós-Graduação Brasileira; 

  • Divulgar sua participação como membro permanente da Rede.